10° EDIÇÃO

A décima edição da IFCITEC –  Feira de Ciências e Inovação Tecnológica ocorreu em 23 de setembro de 2022, marcando a celebração dos 10 anos do evento. Foi realizado de forma presencial com 170 trabalhos inscritos, 110 homologados em 10 categorias. Participaram 390 autores, 70 avaliadores e 16 voluntários, com mais de 800 visitantes. Foram premiados 90 projetos, destacando 7 selecionados para participar de feiras parceiras, incluindo FEBRACE em São Paulo, FEBRAT em Minas Gerais e MOSTRATEC realizada pela fundação Liberato.

9° EDIÇÃO

A nona edição da IFCITEC – Feira de Ciências e Inovação Tecnológica ocorreu nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2021. Nesse ano, a feira foi virtual devido à pandemia do COVID-19, porém, com o intuito de lembrar as edições passadas uma sala virtual de projetos foi disponibilizada. Esta ação se deu como forma de apresentar os projetos como se os mesmos estivessem fisicamente nas salas do IFRS- Campus Canoas. Tivemos a inscrição de 71 projetos, entre as categorias: Ciências Exatas e Biológicas; Ciências Humanas, Comportamentais e Artes; Ciências Sociais Aplicadas; Informática; Engenharias e Meio-ambiente. Contendo projetos do Ensino Fundamental (anos finais – do 6º ao 9º ano), Ensino Médio, Ensino Médio Integrado ao Técnico e da Educação Profissional de Nível Técnico. A IX IFCITEC reuniu mais de 50 mil visualizações nos 66 reels postados no Instagram da feira. Foram 22 projetos premiados nas 8 categorias e, destes, o com maior pontuação foi credenciado a FEBRACE – SP.

8° EDIÇÃO

A oitava edição da IFCITEC – Feira de Ciências e Inovação Tecnológica ocorreu entre os dias 19 de outubro de 2020 à 23 de outubro de 2020 via internet. Nesse ano, a feira não ocorreu presencialmente devido a pandemia da COVID-19, mas foi organizado um evento on-line: a IFCITEC Conecta. A mesma contou com lives, oficinas e exposição de projetos em andamento.

7° EDIÇÃO

A sétima edição da IFCITEC- Feira de Ciências e Inovação Tecnológica ocorreu no dia 19 de setembro de 2019 nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) – Campus Canoas. Nesse ano, a feira superou os números das edições anteriores, chegando a 178 trabalhos inscritos nas 10 categorias de avaliação: 3 categorias voltadas ao Ensino Fundamental e 7 voltadas ao Ensino Médio, Ensino Médio Integrado ao Técnico e da Educação Profissional de Nível Técnico. A IFCITEC contou com a participação de 517 autores, 60 avaliadores voluntários e mais de 400 visitantes, sendo alunos, professores, escolas e pais. Foram 28 projetos premiados nas 10 categorias e, destes, 6 também foram credenciados para feiras parceiras: 2 projetos para MOSTRATEC – RS; 2 projetos para MOSTRATEC JR – RS; 1 projeto para FEBRACE – SP e 1 projeto para FEBRAT – MG.

6° EDIÇÃO

A sexta edição da feira ocorreu no dia 19 de setembro de 2018 com os mesmos níveis de participação do ano anterior e com o novidade da inclusão de duas novas categoria para alunos PNE, contando com trabalhos de alunos das redes pública e privada do Rio Grande do Sul. Neste ano foram inscritos 172 trabalhos entre as áreas de ciência, tecnologia e inovação nas diferentes áreas do conhecimento e contendo a participação de 516 autores sendo destes 27 premiados. Também houve o credenciamento para as feiras afiliadas, 2 projetos para a MOSTRATEC – RS, 2 projetos para a MOSTRATEC Jr – RS e 1 projeto para FEBRAT – MG. Veja as fotos a seguir:

5° EDIÇÃO

A quinta edição da feira ocorreu no ano de 2017 com os mesmos níveis de participação do ano anterior, contando com trabalhos de alunos das redes pública e privada do Rio Grande do Sul. Neste ano foram inscritos 117 trabalhos entre as áreas de ciência, tecnologia e inovação nos diferentes grupos de conhecimento e contendo a participação de 399 alunos tendo 19 premiados, sendo 2 com participação garantida na Feira FECITI do Câmpus Sapiranga do IFSUL e 4 na Feira MOSTRATEC Júnior da Liberato Salzano. Veja as fotos a seguir:

4° EDIÇÃO

Em 2016, na 4a edição da IFCITEC ampliou-se o potencial do evento criando dois níveis de participação: (1) de nível fundamental e (2) nível médio, nível médio técnico e ensino técnico. Poderiam participar da feira alunos e professores da rede pública e privada do Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, o enfoque da feira foi ampliado, pois antes abordava Ciências e Cultura e passou a incorporar a inovação tecnológica. A 4a edição da IFCITEC teve 112 trabalhos inscritos, 96 homologados e a visitação pública de 430 pessoas, incluindo alunos das redes municipais e estaduais do entorno. A seguir algumas imagens desta edição do evento:

3° EDIÇÃO

Em 2015, a terceira edição da feira contou com um considerável aumento de alunos participantes. Iniciou-se a separação das inscrições dos trabalhos em categorias, a saber: Científica/Tecnológica, com a participação de 60 estudantes e 24 trabalhos; Cultural, com a participação de 15 discentes e 03 trabalhos. 

2° EDIÇÃO

No ano de 2014 foi realizada a 2a edição do evento, nesta edição houve apenas a participação de 20 trabalhos de alunos do Ensino Médio Integrado do IFRS Campus Canoas.

1° EDIÇÃO

A primeira edição da Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do IFRS – Campus Canoas aconteceu em 2013 em conjunto com o 3o Salão de Iniciação Científica e Tecnológica e com o 2o Salão de Extensão. Nesse ano, houve a participação de aproximadamente 30 trabalhos de alunos de nível fundamental matriculados em Escolas da Rede Municipal de Canoas.

Thank you for your upload

Rolar para cima